domingo, 21 de março de 2010

1. Qual a porcentagem de indivíduos assintomáticos/oligossintomáticos em períodos epidêmicos de dengue e quais os sintomas clínicos?



O percentual de infecções assintomáticas(sem sintomas) está relacionado a fatores ambientais, individuais, do vetor e do próprio vírus. O percentual de infecções assintomáticas / oligossintomáticas (poucos sintomas) pode variar de 29% a aproximadamente 56%.
Estudo realizado em pacientes de 4 a 16 anos, mostrou que 87% dos infectados apresentou apenas quadro de febre acompanhada de poucos sintomas (3). O período de transmissibilidade ocorre entre o primeiro dia antes da febre até o 6º dia de doença clínica, quando a viremia decai (12).

A ocorrência de uma enfermidade febril inespecífica de curta duração, acompanhada de faringite, rinite e tosse branda, é mais frequentemente observada em lactentes e pré-escolares. Por vezes, esse quadro febril pode ser acompanhado de uma erupção maculopapular, o que dificulta o seu diagnóstico exclusivamente em bases clínicas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário